Imagem de fundo

Paleta de cores na decoração infantil: como escolher a certa?

Paleta de cores na decoração infantil como escolher a certa

A paleta de cores na decoração infantil vai ditar o tom da festa de aniversário do seu filho.

Siga o buffetsinfantis.com.br: Facebook | Instagram
Quer ter uma festa inesquecível? Encontre aqui seu buffet e faça sua festa!

Além dos demais itens para criar um evento incrível — como escolha do local, cardápio, lista de convidados, entre outros — é preciso pensar nas cores que vão compor o ambiente.

Porém, sempre que pensamos em aniversários de crianças, o que vem à nossa mente é um espaço supercolorido e alegre. Não que isso esteja errado, mas será que as tonalidades precisam se misturar sem uma ordem, ou podemos criar tudo de uma forma harmoniosa?

Lembre-se que esse dia será um momento único na vida de vocês, eternizado na memória, nas filmagens e nas fotografias. Assim, que tal deixar tudo ainda mais perfeito com a escolha certa das cores? Descubra como fazer isso neste post!

O que é e qual a importância da paleta de cores na decoração infantil?

Uma paleta de cores é um grupo de cores que, juntas, criam uma identidade visual. Esse recurso pode ser utilizado para diversas finalidades, desde a criação de marcas para empresas, decoração de ambientes e, aqui, para decorar a festa de aniversário do seu pequeno.

Mas se é uma festa infantil, por que é necessário harmonizar as cores? Mesmo que as crianças vivam em um mundo colorido, criar um ambiente agradável visualmente para esse grande dia permite transmitir o tom do evento somente ao entrar no espaço onde esse será realizado.

Isso acontece porque as cores também influenciam no estado de espírito das pessoas, podendo transmitir mais energia ou calma ao lugar.  O vermelho, por exemplo, tem o poder de aumentar o entusiasmo e estimular a criatividade. Por outro lado, o azul faz o oposto, deixando qualquer ambiente mais calmo e tranquilo.

Também por conta das características de cada cor, é fundamental saber o significado de cada uma delas antes de escolher a paleta de cores na decoração infantil. No post Descubra o poder das cores na decoração de festa infantil falamos tudo sobre isso!

Como não errar na escolha da paleta de cores?

Ou seja, saber escolher quais cores vão compor a decoração da festa do seu pequeno vai além de deixar o lugar mais bonito, seja em casa, em um salão de festas ou em um buffet.

Mas como não errar na escolha da paleta de cores, mesmo não sendo um profissional da área? Muito simples. Basta seguir as dicas abaixo!

Defina um tema, ou não

O mais comum nas festas de aniversário infantil é que o tema seja algum personagem. Com isso, super-heróis e princesas dominam o ambiente e ditam a paleta de cores da decoração.

Se esse for o seu caso, basta seguir as cores do personagem e ornar os demais elementos da festa com elas.

Por exemplo, se seu filho adora o Homem de Ferro, considere as cores predominantes do personagem, que são vermelho e dourado. Assim, você pode usar essas tonalidades para o restante da decoração (lembrando sempre de equilibrar com outras que combinem para deixar o espaço harmonioso).

O mesmo vale para uma menina que adora a Rapunzel. As cores usadas pela personagem, roxo e amarelo, serão a base para a decoração, podendo ser combinadas com diferentes nuances e tonalidades.

E quando não há um personagem como tema principal? Sem problemas também! Alguns pais (e crianças) preferem motivos mais genéricos para as festas, como futebol, astronautas, frutas, fazendinha, universo, circo e muitos outros.

Entre esses, alguns até são sugestivos quanto à paleta de cores (futebol, por exemplo, pede verde, preto e branco). Mas quando isso não acontece, você fica livre para escolher as cores que mais têm a ver com o aniversariante e com o ambiente.

Busque inspirações

Está realmente sem ideias ou tem medo de combinar as cores e o resultado ser desastroso? Calma! Busque algumas inspirações para abrir a sua mente.

Pinterest e Google são duas plataformas que podem lhe ajudar nisso. Ao visualizar combinações de cores que já foram utilizadas, fica mais fácil imaginar como ficará a decoração da festa do seu pequena.

Faça testes

Outro recurso é pegar retalhos de tecidos ou pedaços de papéis nas cores que pretende utilizar e colocá-los juntos. Diferente de ver na tela do computador ou do smartphone, a paleta ao vivo e, literalmente, a cores, dará uma visão mais ampla das combinações.

Além disso, essa forma de testar permite que você leve as amostras de cores até o local da festa e confirme se realmente vão combinar com o que o espaço já oferece.

Em buffets, por exemplo, muitos têm uma temática específica com nuances bem marcantes. Nesse caso, a paleta de cores escolhida será para a composição do painel e das mesas que, somado ao que o lugar oferece, deixará tudo ainda mais mágico e bonito!

Ou seja, mesmo que você não trabalhe na área, escolher a paleta de cores na decoração infantil para a festa do seu pequeno não é algo complicado ou impossível de ser feito. Seguindo essas dicas e colocando todo o seu amor na preparação do evento, é impossível algo dar errado!

 

Créditos

Decoração por Flávia Seixas | (@sonhokids_festainfantil) e fotografia por Carol Goulart | (@carolgoulartfoto).

 

O que achou deste conteúdo? Se gostou, compartilhe em suas redes sociais e ajude outros pais a montarem festas incríveis para os filhos.

Encontre o buffet perfeito para a festa do seu filho(a)! Clique aqui…
Siga o buffetsinfantis.com.br nas redes sociais Facebook | Instagram

Comunicar erro
Buffets Infantis

Chega de ficar horas procurando um buffet infantil ideal para a festa do seu filho(a).

Seja o primeiro a comentar...

Publique um comentário

 

 

Fique por dentro! Junte-se a centenas de mães ávidas por festas!

Entre para nossa lista e receba com prioridade conteúdos exclusivos, dicas incríveis e tudo que acontece no mundo das festas infantis.