Imagem de fundo

Festa afetiva: entenda porque ela tem sido a queridinha das mães modernas

Festa afetiva, entenda porque ela tem sido a queridinha das mães modernas

Festa afetiva é um conceito que vem agradando cada dia mais e se tornou um dos queridinhos pelos pais mais modernos. Mas não pense que para dar uma festa de aniversário assim para o seu filho(a) você precise fazer tudo com suas próprias mãos.

Siga o buffetsinfantis.com.br: Facebook | Instagram
Quer ter uma festa inesquecível? Encontre aqui seu buffet e faça sua festa!

Lembra a sensação de acordar no dia do seu aniversário e ver a sua mãe preparando tudo para a sua festinha? Pois é exatamente esse sentimento que a festa afetiva resgata.

O conceito que vem agradando cada dia mais se tornou um dos preferidos mesmo pelos pais mais modernos. Mas não pense que para dar uma festa de aniversário assim para o seu filho(a) você precise fazer tudo com suas próprias mãos.

Leia também

Festa afetiva, 1 ano do José
Estilo handmade: faça uma festa em um buffet com a sua cara!
Conheça a relação completa de buffets infantis lúdicos

De festas oferecidas em casa às produzidas em buffet, todas podem ganhar esse ar mais intimista e emocionante. Quer saber como isso é possível? Continue a leitura e descubra agora!

O que é festa afetiva

O nome já diz tudo: afetiva. E essa é principal característica que dá o tom para esse estilo de festa.

A proposta dessa temática é oferecer ao seu filho(a) e convidados uma comemoração que remeta às festas de antigamente, carregada de significados em cada detalhe.

Sabe aqueles aniversários que eram feitos na casa da vó, com tudo preparado à mão? A ideia é transmitir exatamente isso. (Leia também Estilo handmade: faça uma festa em um buffet com a sua cara!)

No entanto, não pense que para conseguir esse clima a festa afetiva precisa ser toda feita por você, pessoalmente. Desde o local do evento, até o que será servido, é possível contar com a ajuda de profissionais especializados nesse conceito.

O ponto de partida para uma festa assim é se inspirar em como os aniversários eram feitos antigamente e trazer essas memórias para a sua realidade.

Por isso, elas carregam um ar mais simples, com muitos elementos feitos artesanalmente, itens e objetos do próprio aniversariante para compor a decoração do ambiente, entre outros detalhes únicos.

Como organizar uma festa afetiva

Incrível, não acha? Se todos os anos você procura por ideias diferentes para o aniversário do seu pequeno(a), a festa afetiva é uma que pode agradar você e ele(a) em cheio!

Quer saber tudo que precisa para uma comemoração única e emocionante? Veja essas dicas incríveis que separamos para você!

1. Escolha o local aconchegante

Lembra que falamos que a festa afetiva tem ar de feita em casa, mas não precisa, necessariamente, ser nesse local? Pois então, é super possível comemorar um aniversário com essa temática em salões de festa ou em buffets.

Como o estilo caiu nas graças de muitos pais, vários profissionais e locais de festa também se especializaram para transformar os ambientes e deixá-los bem intimistas. Dessa forma, você consegue todo suporte necessário para uma festa perfeita, sem perder o clima que somente uma festa afetiva tem.

Entre os buffets ainda há mais uma vantagem: os lúdicos. Esse estilo se diferencia dos tradicionais e eletrônicos, por exemplo, e são perfeitos para produzir festas assim (alguns têm até cara de quintal de vó!).

A proposta é que as crianças brinquem como antigamente, com jogos e brincadeiras mais lúdicas e que permitam uma integração maior entre elas, os amiguinhos e familiares, como era antes.

2. Preserve a personalidade do aniversariante

A grande estrela da festa merece destaque, concorda? Uma forma de reforçar ainda mais isso é trazendo a personalidade dele(a) e seus gostos pessoais para a decoração do ambiente.

Uma forte característica das festas afetivas é o uso de materiais mais simples e de muitos itens personalizados, ou seja, deixando de lado aqueles produtos prontos com personagens conhecidos, por exemplo.

Para fugir da mesmice, as decoradoras evitam utilizar impressões no cenário. Geralmente, optam por docinhos personalizados, bolos rústicos, bonecos vintage ou minimalistas, balões, fitas, laços, lembrancinhas, carrinhos gourmet e – em algumas ocasiões – recortes de papel.

Para conseguir isso, veja o que seu filho(a) mais gosta e trabalhe em cima da ideia. Vamos supor que sua pequena seja apaixonada por balé, ou seu pequeno por naves espaciais, basta usar essas preferências para produzir desde a decoração da mesa até as lembrancinhas. Coisas incríveis e únicas podem ser feitas. Já imaginou que lindo?

3. Deixe o ambiente propício para as brincadeiras

Criança quer diversão e em uma festa afetiva ela é uma das prioridades. Por isso, deixe os eletrônicos de lado e traga a oportunidade para que elas conheçam novas formas de se divertir.

Dependendo da idade do seu filho(a), atividades como pega-pega, esconde-esconde, passa anel, corrida no saco, cabo de guerra, caça ao tesouro, entre outras, são perfeitas.

Além de permitirem uma maior integração entre seu filho(a) e os amiguinhos(as), atividades assim também contribuem para a participação dos familiares, garantindo lembranças incríveis.

4. Invista em “comfort food

Quer algo mais afetivo que saborear aquela comida que você adora? O paladar também tem memória e, com ele, é possível tanto criar quanto resgatar momentos marcantes da nossa vida.

O comfort food, ou comida confortável, são aquelas que trazem sensação de bem-estar, proteção e aconchego.

Na festa afetiva — além do cardápio tradicional de um aniversário infantil que inclui docinhos e salgadinhos — porque não trazer o prato preferido do seu pequeno(a)?  Além de deixar o ambiente ainda mais íntimo, certamente, ele(a) ficará muito feliz.

Uma maneira de servir esses pratos mais caseiros de forma prática são em mini porções, o que facilita o consumo e agrada a todos.

Outra dica é optar por bolos mais caseiros, deixando aqueles mais enfeitados e estruturados para outras temáticas.

Como você pode ver, a festa afetiva é um estilo de comemoração bem acolhedor. A ideia é comemorar o aniversário do seu pequeno(a) de uma maneira mais íntima e próxima, valorizando as coisas simples, os momentos únicos e inesquecíveis.

Muitos pais estão preferindo essa opção e tornando a festa dos (das) filhos ainda mais especial.

Gostou da matéria ou participou de alguma festa assim? Então deixe nos comentários aqui embaixo que entraremos em contato com você!

E não esqueça, se achou essas dicas válidas, compartilhe em suas redes sociais.

Encontre o buffet perfeito para a festa do seu filho(a)! Clique aqui…
Siga o buffetsinfantis.com.br nas redes sociais: Facebook | Instagram

Créditos

Festa da Maria Clara | 1 ano no Sapoti Festas Criativas e fotografia de Gabriela Valença (@gabrielavalencafotografia).

Comunicar erro
Buffets Infantis

Chega de ficar horas procurando um buffet infantil ideal para a festa do seu filho(a).

Seja o primeiro a comentar...

Publique um comentário

 

 

Fique por dentro! Junte-se a centenas de mães ávidas por festas!

Entre para nossa lista e receba com prioridade conteúdos exclusivos, dicas incríveis e tudo que acontece no mundo das festas infantis.